quinta-feira, 30 de julho de 2009

Crer em Deus hoje: uma opção sensata?


Por Guilherme Parizio

Após séculos de racionalismo, quando a fé cristã parece que já sofreu toda sorte de ataques intelectuais possíveis, eis que se levanta no mundo outra frente de ataques a seus postulados. Seus novos detratores vem tentar desaraigar a fé dos homens, à semelhança dos antigos que, encabeçados pelos iluministas em França, país de grandes homens de ciência e fé, como Calvino, Pascal, entre outros, mas de forte tendencia anti-cristã, fizeram de suas existências um grito de revolta contra tudo o que era relacionado ao cristianismo. Os atuais se promovem como homens de idéias revolucionárias, mas na verdade só desenteram velhas teorias pronunciadas há mais de 200 anos por pensadores como Voltaire, Russeau, Diderot... E o mais perigoso de todos : Auguste Comte. Ou por cientistas como Oparin ou Darwin. Livros como "o relojoeiro cego" e "Deus, um delirio" ambos de Richard Dawrkins (foto) e o "tratado de ateologia" de Michel Onfray são as novas "armas" que os atuais auto-intitulados "desmitificadores" se utilizam para embasar suas crenças. Crenças, sim, pois o ateu na verdade "acredita" que não há Deus, algo já debatido por filósofos de todos os matizes. É lamentável constatar que os dois tipos de ateísmo continuam bem vivos: o prático e o teórico. O primeiro é o das massas e o segundo, que descrevemos aqui, é o dos pseudo-intelectuais. E vivos em uma época em que os homens mais presisam de Deus.

É a fé cristã anti-intelectualista? Não é compativel com os postulados da razão? Dê sua opnião, poste um comentário.


2 comentários:

  1. A fé cristã não é anti-intelectualista, até porque o maior intelectual é Jesus Cristo, e como interpretar suas parábolas tão profundas?
    O lado sentimental dos cristãos é um ponto forte para a fé, mas, se não entendemos o que está escrito, a nossa fé fica sem fundamento!
    Existe livro mais complexo que a Bíblia? E para entendê-lo não é preciso de intelecto?

    ResponderExcluir
  2. Suas colocações são bem perspicazes caro amigo.
    Obg, e continue nos visitando.
    Abraço.

    ResponderExcluir