domingo, 2 de agosto de 2009

Onde Estão os Apologistas?





Por Guilherme Parizio

Eu não sei os outros estados do Brasil, mas aqui em Recife a onda apologética parece que acabou. Gostaria de saber se era só fogo de palha ou a igreja está amedrontada com possíveis processos que possam ser deflagrados contra ela. Mas, e onde fica o velho argumento do debate "no nivel das idéias"? (quem lia defesa da fé sabe do que estou falando).Ou seria descaso mesmo? Nosso pastor presidente, Ailton José Alves está fazendo um trabalho sem precedentes na área de educação teológica e no campo de missões e sei que ele já foi um entusiasta da apologética. Hoje não há mais ênfase. Mas acho que cada obreiro poderia fazer alguma coisa individualmente, como um irmão que temos aqui, Dimas Patriota. Queria ver mais deles por aí. Gente, não estou incentivando o fanatismo, nem uma "cruzada assembleiana", longe disso. É que dá pena ver as seitas crescerem de forma tão assustadora. Um exemplo clássico são as tjs, o Brasil é um dos lugares que mais crescem. Será que nesse pseudo-rebanho não há ovelhas que já foram do nosso pasto? Convido todos a uma reflxão. Participem.


6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, é que muitas vezes o povo se aproxima de Deus quando mais precisa, então, essas pessoas se apegam a quem as acolhem, e infelizmente, os que mais acolhem são as seitas, ficando a igreja para aqueles que realmente procuram Deus em todos os momentos, ou seja, os que têm discernimento.
    Não sei se a culpa é do povo que se deixa levar ou da própria igreja que as deixam serem levadas por essas seitas, diria que cada um tem sua parcela de culpa, até nós mesmos que assistimos a tudo como meros espectadores.

    ResponderExcluir
  3. Vc tem razão, a igreja tem sua parcela de culpa. Como dizia Van Baalen em (O caos das seitas, Imprensa Batista Regular): "As seitas são as contas vencidas da igreja"
    Essa tarefa parece que não tem mais lugar na igreja atual. Temos medo de parecer-mos intolerantes e fanáticos. Não quere-mos nos comprometer com uma obra onde a polêmica parece ser a tônica. Preferimos, como recomenda Ericson uma "exposição positiva da verdade" (Introdução à teologia sistemática, Vida Nova).
    Concordo totalmente com essa posição, endosso e assino embaixo. Eu mesmo fui ganho para Cristo dessa forma. Só que eu não fazia parte de nenhuma seita! Acredito que da mesma forma que O Espirito Santo distribui diferentes dons para diferentes tarefas aos membros do corpo de cristo, que é a igreja, do mesmo modo , não tenho a menor dúvida de que diferentes pessoas tem de ser alcançadas de diferentes modos. Nos últimos anos temos dado muita ênfase as missões transculturais, o que é muito apropriado, haja visto que a igreja foi concebida para ser um organismo vivo em crescimento continuo. Os primeiros cristãos entenderam isso e cada um era um missinário em potencial. A vocação da igreja é mundial.

    ResponderExcluir
  4. Contudo, não podemos tampar o sol com a peneira e fingir que os os adeptos de seitas estão salvos. Sei que parece arrogancia e sei tb que no nosso meio pessoas se comportam de maneira tão mundana q na maioria das vzs os sectarios parecem ser os legitimos representantes de cristo, o verdadeiro povo de Deus. Isso é fato. Mas é igualmente fato q eles negam doutrinas basilares da fé, como a Trindade, a divindade do Espirito Santo... E ensinam doutrinas estranhas como o batismo pelos mortos (por procuração), a salvação pelas obras meritorias e a reecarnação. Quando olhamos para uma parede negra por muito tempo o morron parece uma boa alternativa. Essas diferenças são apenas secundrias? Vc me responde, ok?

    ResponderExcluir
  5. Estamos nos conformando com o avanço da mentira!
    A bandeira da Verdade não causa glória ao ser hasteada mas apenas ridicularização e chacota. Os cristão não estão mais interessados em estar excluídos da roda dos escarnecedores!!! Por isso os apologistas são raros!
    www.elohimomer.blogspot.com

    ResponderExcluir