domingo, 23 de agosto de 2009

Tele Evangelismo: Ajuda ou Atrapalha?


Por Guilherme Parizio


Nos dias atuais, onde a frequência ao templo parece cada vez mais restrita ao domingo à noite, surgiu uma figura que amiúde se faz presente na vida das pessoas: o tele-evangelista. Se bem que esses tipos não são novidade em nosso meio, pois cada geração de crentes teve o seu tele-evangelista da hora (quem não lembra de Nilson Fanine, Caio Fábio, Valnice Milhomens, etc.). O modelo na verdade começou (para não fugir à regra) nos Estados Unidos, onde homens como Oral Roberts e Pat Robertson faziam sucesso na telinha da terra do Tio Sam. Correndo por fora vinha Jimmy Swergart que era um legitimo Assembleiano ao estilo americano, mas que não ficou atrás no quesito "escândalo sexual". Nisso ele foi, se não "our-concour", com certeza, primeiro lugar absoluto.Mas o que temos em pauta aqui é o legitimo tele-evangelismo tupiniquim, com seu neo-pentecostalismo amalgamado com com o "modo brasileiro de vida". Representantes como R.R.Soares, Silas Malafaia, Balarin, toda a turma da Univer$al, o pessoal da Igreja "Mundial do Poder de Deus" (qualquer semelhança com a igreja do Edir não é mera coincidência, é dissidência), sem falar nos locais. Mas tá todo mundo na mídia. Alguém já disse que quem não está na mídia não existe (mas acho que ouvi essa frase de um publicitário...). Até nossos pastores mais conservadores já fizeram uma incursãozinha na mídia. Pastor Welington é nosso representante mais destacado, só precisa melhorar um pouco o carisma (Se Malafaia não fosse da oposição podia dar umas aulas). Mas chega de divagação e vamos ao que interessa: Esses pastores da mídia ajudam a igreja e o reino ou atrapalham? Se ajudam, quais as contribuições mais destacadas? E se atrapalham, onde eles mais tem dado bola fora? Essa exposição trás mesmo benefícios para a igreja? Não quero e nem pretendo esgotar o assunto aqui nessa postagem, por isso opinem.

3 comentários:

  1. .


    Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, irmão Guilherme Parizio.

    Com certeza haverá os que afirmarão que há benefícios através destes pop stars evangélicos...

    ... mas, em uma boa lista de pós e contras, constataremos que, o verdadeiro evangelho de paz - as boas novas de salvação, nenhum destes televisivos protestantes jamais apresentam!!

    Não presenciamos, em nenhum programa televisivo evangélico, uma pregação que venha trazer uma mensagem quanto ao arrebatamento da Igreja de Cristo, consequentemente, a necessidade de vigilância quanto a este maravilhoso evento que ocorrerá com a gloriosa vinda de nosso Senhor Jesus Cristo...

    Nos interesses de Cristo e Sua Igreja.

    Fraternalmente.

    James.
    Jesus, o maior Amor
    Comunidade "Adoradores em Casas"

    ...
    ..
    .

    ResponderExcluir
  2. Incrível! Vc está coberto de razão amado James. Estarão nossos líderes mais preocupados com o presente século do que com as realidades espirituais? Terão eles, como a revista Veja constantemente propala em seus artigos, se transformado em mestres da auto-ajuda vestidos de líderes religiosos?

    Continue nos visitando, sua presença aqui só abrilhanta esse humilde espaço.

    Paz.

    ResponderExcluir
  3. Ola Guilherme!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir